27 de out. de 2013


Lentidão na Internet? Problemas para conectar aparelhos? Muitas senhas? Pois é. Mesmo tendo resolvido muitos dos nossos problemas do dia a dia, a tecnologia criou outros tantos. Uma pesquisa feita pela AVG, desenvolvedora do famoso antivírus, levantou os maiores impasses tecnológicos da atualidade, inclusive no Brasil. Conheça um pouco mais sobre eles e saiba como resolvê-los.
Pesquisa da AVG sobre os maiores problemas tecnológicos (Foto: Divulgação/AVG)
Conexão entre dispositivos móveis
Um dos problemas revelados pela pesquisa é a dificuldade de estabelecer conexão entre dispositivos móveis. Entre os donos desses aparelhos, um total de 56% tentaram conectar dispositivos e falharam (ou sequer tentaram). A dificuldade pode ter várias causas, que passam pela complexidade dos processos em alguns equipamentos, incompatibilidade técnica, equipamento com defeito e até o medo do usuário.
Conexões entre dispositivos móveis podem apresentar problemas de diversos tipos (Foto: AFP)Conexões entre dispositivos móveis podem apresentar problemas de diversos tipos (Foto: AFP)
Caso considere a conexão muito complexa, a solução é simples: consultar o manual do equipamento. Embora pareça uma tarefa maçante, essa deve ser a primeira coisa a ser feita ao testar uma funcionalidade desconhecida ou quando ela falha. É no manual que a fabricante mostra o funcionamento e os erros mais comuns do equipamento.
Há ainda a possibilidade de um equipamento ser incompatível com outro. Um exemplo clássico disso são smartphones Android e o iPhone, que não são capazes, originalmente, de transferir arquivos e contatos entre si. No entanto, este tutorial  mostra uma maneira de estabelecer conexões de maneira fácil. Caso o seu problema seja diferente, consulte a informação no manual do aparelho e, em último caso, entre em contato com o suporte técnico da fabricante.
Demora nas atualizações
Outro problema apontado pela AVG é a falta de paciência. A mesma pesquisa revelou que 53% dos usuários só toleram uma demora de, no máximo, 10 minutos ao baixar ou atualizar aplicativos e softwares. Embora pareça pouco, não é raro que um grande update ou download de arquivos importantes demore muito mais do que isso, graças à sofrível velocidade de conexão no Brasil.
De qualquer forma, se a informação baixada for realmente importante, o melhor é esperar até o fim do processo. Para aqueles que podem deixar para depois, uma boa ideia é fazer o download em períodos com menos pessoas utilizando a conexão, como o horário do almoço, final da tarde ou na madrugada. Obviamente, isso varia de acordo com o local e a conexão usada e somente você pode determinar qual o melhor horário.
Outra boa medida é verificar se está tudo bem com o seu equipamento. Se você utiliza uma conexão Wi-Fi, confira se há interferência na rede ou roubo de sinal. Se for uma conexão 3G, descubra como acelerá-la.
Demora para conectar dispositivos
Outro problema apontado pela pesquisa: 33% das pessoas gastam mais de 10 minutos para conectar dois dispositivos. Isso pode ocorrer tanto por falta de conhecimento como incompatibilidades técnicas entre os aparelhos. Para que não se perca tanto tempo, a melhor coisa a fazer é procurar alguém que conheça o equipamento, para que o mesmo possa dar um diagnóstico e mostrar como melhorar esse tempo.
Para conectar o seu celular ao computador, baixe o iTunes (Para iPhone), o Samsung Kies (para Galaxys) e o Zune (Para Windows Phone 7).
Usuários podem encontrar problemas técnicos  (Foto: AFP)Usuários podem encontrar diversos problemas
técnicos (Foto: AFP)
Problemas técnicos
A pesquisa também apontou que 24% dos usuários têm problemas técnicos semanalmente. Entre os casos citados estão travamentos de dispositivos, lentidão e falhas em aplicativos. Nenhum dos problemas citados são novidades, mas as suas causas podem ter diversas origens.
Travamentos de dispositivos e lentidão
A questão do travamento e a lentidão de dispositivos na maioria das vezes tem sua origem em problemas de hardware. Isso pode ocorrer em aparelhos com pouca memória e componentes de qualidade duvidosa.
Outra causa pode ser um sistema operacional instável por estar desatualizado ou com updates não oficiais, muitos programas abertos ou aquecimento do equipamento por uso de recursos que forçam demais o processador, como jogos pesados, reprodução de vídeos, uso de Wi-Fi e 3G. Se isso estiver ocorrendo com o seu celular, veja como reiniciar o seu iPhonee o Windows Phone.
Para resolver esse problema, use o bom senso. Se seu equipamento não aguenta o tranco, o melhor é substituí-lo. Mas se você usa muitos programas ou alguns que comprometem o desempenho, faça uma reavaliação e mude seus hábitos: feche os programas desnecessários e use apenas os que realmente precisa naquele momento. Se estiver no PC, veja como otimizar a memória RAM do seu computador.
Outra solução é baixar programas que atualizam o drivers do seu computador ou fazem diagnóstivos de hardware, como o Sisoftware Sandra. Por fim, baixe aplicativos que fazem limpeza no Windows ou no Mac.
Falhas em aplicativos
Como transferir seus aplicativos salvos no iCloud para o iOS 7 (Foto: Divulgação) (Foto: Como transferir seus aplicativos salvos no iCloud para o iOS 7 (Foto: Divulgação))Apps travados podem complicar a usabilidade do smartphone (Foto: Divulgação/Apple)
Dos problemas apontados pela pesquisa, o mais complicado de resolver é a falha de apps. Em casos mais simples, basta fechar o programa e entrar novamente; em outros, é preciso desinstalar o app. No entanto, há casos mais complicados em que é preciso cobrar da empresa que fez o programa uma correção ou aguardar uma atualização. Não é uma tarefa fácil, mas é o último recurso e pode ser feito através do site da empresa ou o contato de e-mail fornecido na App Store, Google Play ou Windows Phone Store.
Fonte: Techtudo

0 comentários:

Postar um comentário